Anthropic lança modo de voz e amplia recursos do assistente de IA Claude

Anthropic lança modo de voz e amplia recursos do assistente de IA Claude

28 Maio 2025 Não Por Bento Souza

A Anthropic começou a disponibilizar o modo de voz em versão beta para o seu assistente de inteligência artificial, Claude. A novidade foi anunciada na terça-feira (27 de maio), por meio de uma publicação na rede social X, com a sugestão: “Experimente iniciar uma conversa por voz e pedir ao Claude para resumir sua agenda ou procurar algo em seus documentos”.

O modo de voz, por enquanto disponível apenas em inglês, será liberado para todos os planos por assinatura da empresa “nas próximas semanas”, conforme outro comunicado feito também na plataforma X.

Os recursos de voz em assistentes de IA prometem tornar as interações mais naturais e personalizadas. Segundo reportagem do PYMNTS, publicada em setembro, essa tendência vai além da praticidade — é uma tentativa de criar conexões mais humanas entre marcas e consumidores. “Não se trata apenas de conveniência — trata-se de criar vínculos reais entre marcas e seus clientes”, afirmou Valentin Radu, fundador da Omniconvert.

Atualmente, a inteligência artificial generativa está crescendo rapidamente entre diferentes faixas etárias, justamente em um momento em que o uso de assistentes de voz tradicionais vem estagnando. O relatório “GenAI and Voice Assistants: Adoption and Trust Across Generations”, publicado pela PYMNTS Intelligence, indica que a integração da IA generativa pode revitalizar o interesse por assistentes de voz, principalmente entre os jovens da Geração Z, que lideram o uso desses recursos por meio de smartphones.

Além do modo de voz, a Anthropic também anunciou na mesma terça-feira a liberação do recurso de busca na web — lançado em março para usuários pagos — agora para todos os usuários do plano gratuito do Claude. Essa funcionalidade permite que o assistente pesquise informações online para fornecer respostas mais atualizadas e relevantes.

Na época do lançamento para usuários pagos, a empresa explicou que a capacidade de buscar na internet aumentava significativamente a utilidade do Claude. “Em vez de o usuário procurar os resultados por conta própria, o Claude processa e apresenta fontes relevantes de forma conversacional”, afirmou a Anthropic em comunicado. “Esse aprimoramento amplia a base de conhecimento do Claude com insights em tempo real, oferecendo respostas baseadas em informações mais recentes.”

Na quinta-feira anterior (22 de maio), a Anthropic também divulgou a chegada de novos modelos de IA: Claude Opus 4 e Claude Sonnet 4. Segundo a empresa, essas versões representam avanços significativos nas estratégias de IA dos clientes.

“O Opus 4 ultrapassa os limites nas áreas de programação, pesquisa, escrita e descobertas científicas, enquanto o Sonnet 4 oferece um desempenho de ponta em usos cotidianos, como uma atualização instantânea do Sonnet 3.7”, afirmou a empresa no anúncio.

Com esses avanços, a Anthropic reforça sua posição na corrida tecnológica pela liderança no segmento de assistentes de IA, oferecendo experiências cada vez mais sofisticadas e acessíveis aos seus usuários.