[RESENHA] Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo – Ian Reid

0

Quando a namorada de Jake aceita um convite de ir visitar os pais dele numa fazenda no interior, uma viagem de carro se mostra mais do que apenas um simples passeio. Com certeza de que o relacionamento deles será rompido, a jovem acaba aceitando a ideia de ir conhecer o que seriam seus futuros sogros, mas acaba descobrindo uma família disfuncional, enquanto lida com seus próprios demônios.

Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo, escrito pelo canadense Ian Reid, constrói sua narrativa em cima de um suspense que chega a dar certo medo nas primeiras páginas. O relacionamento a princípio parece ser bom, mesmo que ela esconda um grande segredo de Jake, ela está a algum tempo recebendo telefonemas misteriosos de alguém que parece saber tudo sobre ela, alguém que a rodeie e a vigia 24 horas. Entretanto, ela também descobre que por mais que Jake pareça levar uma vida normal, ele tem alguns segredos que tenta manter escondidos.

O livro consegue prender a atenção do leitor na primeira parte, mas a leitura começa a ficar um pouco maçante ao decorrer da história. O autor abusa de clichês e momentos forçados para criar situações irreais, as quais a personagem principal mal chega a questionar. Um ponto positivo, é que o livro consegue criar uma atmosfera de suspense e fazer com que a vontade de descobrir o que está acontecendo faça com que você leia tudo rapidamente, é um livro pequeno, e em um dia – dois no máximo – você consegue lê-lo por completo.

A Fábrica 231 também ganha pontos por criar uma edição bastante caprichada que demonstra graficamente o que a história quer passar. É um plot que pode parecer bastante simples no início, mas que vai sendo trabalhado ao decorrer das páginas, e o autor consegue até criar um tensão sinistra. Essa é uma leitura bastante sensorial, que chega a dar angustia em diversos momentos, e faz você querer tirar algum tempo pra respirar assim que termina um paragrafo.

Apesar de todo o clima de suspense, é fácil sacar o que está acontecendo antes mesmo que seja revelado, o que talvez possa ter tirado um pouco da magia do livro para mim. Entretanto, é uma leitura rápida e fácil de ser feita, e me deixou curioso para ler outras coisas do autor.

Editora: Fábrica 231
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 224

Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller curto e denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

CRÍTICA
Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
COMPARTILHE
Apaixonado por cinema, seriados e literatura. Quando criança queria ser astronauta, e hoje vive no mundo da lua.