[RESENHA] Depois Daquela Montanha

0

Sabe quando um livro te prende do começo ao fim, aquece seu coração e te faz querer não parar de ler? Esse é caso de Depois Daquela Montanha do autor Charles Martin, que traz uma leitura leve e descontraída de se acompanhar.

Na história, o Dr. Ben Payne está voltando de uma conferência de trabalho, por ser um médico de renome e ter sempre muito trabalho, ele precisa retornar logo para sua casa. Já Ashley, uma jornalista, está correndo contra o tempo para chegar em casa para seu casamento que ocorrerá em poucos dias. Com o mesmo problema em comum e o mesmo destino, os dois personagens acabam se conhecendo no saguão do aeroporto, e quando Ben decide fretar um pequeno avião, lembra de chamar a noiva em apuros para sua viagem de volta.

O que seria a salvação de ambos acaba se tornando um verdadeira desastre, quando o piloto sofre um ataque cardíaco e morre enquanto sobrevoa montanhas de neve em um lugar totalmente solitário do mundo. Com o impacto, Ashley acaba fraturando uma das pernas e Ben sua costela. Vendo que não virá nenhum tipo de resgate ou ajuda, os dois tem que tomar decisões que irão decidir se ambos ficarão vivos por mais um dia ou irão morrer na noite que se aproxima.

Uma das coisas mais legais do livro é que aqui os protagonistas não se dão bem sempre, mesmo com todas as coisas ruins que já aconteceu com eles, o autor ainda dramatiza mais a história ao passar dos capítulos e lhes apresenta mais desafios pessoais. Ashley fica a maior parte do livro sem poder fazer muita coisa, então Ben é responsável por garantir que ambos tenham o que comer e a árdua tarefa de manter os dois vivos, além de Napoleão, cachorro do piloto do avião que estava junto no voo.
Depois Daquela Montanha ganhou recentemente uma adaptação cinematográfica, o que me fez despertar mais o interesse pela obra. Esse infelizmente é um dos casos onde o livro é muito superior ao filme, já que o livro tenta fugir de inúmeros clichês enquanto o filme abraça todos eles de forma que tudo que você assiste parece ser cópia de alguma outra produção.
Se você precisa de uma leitura que irá aquecer seu coração e ao mesmo tempo te manter prendido em cada capítulo, eu mais que recomendo o livro. Obviamente Depois Daquela Montanha tem alguns pontos negativos, como os cansáveis capítulos onde Ben narra sua vida e de sua ex-esposa, que por sorte são pequenos e começam a fazer mais sentido perto do fim.
Charles Martin sabe bem como prender a atenção de quem lê e seu jeito de escrita pode lembrar muito os grandes nomes da literatura contemporânea. Minha dica é aproveitar o decorrer do livro, sem muito pretensão ou grandes expectativas, e eu te garanto que a leitura seja bastante prazerosa.
CRÍTICA
Depois Daquela Montanha
COMPARTILHE
Apaixonado por cinema, seriados e literatura. Quando criança queria ser astronauta, e hoje vive no mundo da lua.