[RESENHA] Comportamento Altamente Ilógico – John Corey Whaley

0

Livros que retratam jovens com alguma doença, física ou mental, não são novidade no mercado editorial, mas essa é a primeira vez tive uma experiência de leitura acompanhando a mente de um adolescente que sofre de agorafobia.

Comportamento Altamente Ilógico, do autor John Corey Whaley, segue a vida de Solomon (ou Sol) que no auge de seus 16 anos vê a vida passar enquanto fica trancafiado em sua casa, sem conseguir aguentar a pressão do mundo exterior e vivendo seus dias apenas na companhia dos pais. O jovem que sofre de agorafobia, e que decidiu não sair mais de casa há uns 3 anos – após um surto público -, vê sua vida virar de cabeça pra baixo quando Lisa, uma antiga colega aparece querendo amizade.

O livro alterna entre a narração de Sol e Lisa, e assim podermos saber as motivações e interesses pessoais de cada um. De um lado temos Sol, com seus problemas e necessitado de ajuda e principalmente amigos, e do outro Lisa, uma jovem que quer entrar em uma universidade prestigiada de psicologia, mas que para isso precisa fazer um texto mostrando ser apta. É nesse cenário que Lisa vê em Sol a chance de conseguir uma vaga no tão sonhado curso e também de ajudar o garoto. Também somos apresentados a Clark, namorado de Lisa, que acaba se tornando parte de um triângulo.

O livro tem uma escrita bem simples e fácil de ler, além de tratar de assuntos ainda considerados tabus para muita gente. Por ser escrito de forma tão simples, pode agradar um público mais jovem e não ser uma leitura tão prazerosa para leitores mais velhos. O autor John Corey Whaley consegue construir uma história gostosa de ler, e acima de tudo, consegue passar uma mensagem importante e de fácil compreensão.

Comportamento Altamente Ilógico é um dos livros que eu gostaria que mais crianças lessem, e pudessem assim aprender mais sobre temas não tão discutidos abertamente, como problemas psicossociais e orientação sexual. Indico o livro para todos que gostam de histórias curtas e rápidas de serem lidas, para os que procuram um bom livro para passar o tempo e para quem costuma ler livros young adults.

Autor: John Corey Whaley

Editora: Rocco

Ano de publicação: 2017

Sinopse: Um garoto de 16 anos tímido e retraído que sofre de agorafobia (transtorno de ansiedade que leva a pessoa a evitar locais que não considera seguros); uma menina ambiciosa e realista que sonha em entrar para a faculdade de psicologia. Determinada a provar que merece ser aceita no segundo melhor curso do país, Lisa se aproxima de Solomon para ajudá-lo a superar suas dificuldades, trazendo também seu encantador namorado, Clark, para próximo de sua “cobaia”. Logo, os três formam laços inesperados de amizade. À medida que se conhecem melhor, porém, os planos de Lisa começam a sair de controle, e cada um deles é obrigado a rever suas certezas e encarar seus medos. Será que Sol, Lisa e Clark conseguirão encontrar novos arranjos em suas vidas, servindo de apoio um ao outro na difícil tarefa de encarar a vida adulta que se aproxima?

CRÍTICA
Comportamento Altamente Ilógico
COMPARTILHE
Apaixonado por cinema, seriados e literatura. Quando criança queria ser astronauta, e hoje vive no mundo da lua.